Através do estudo proposto, buscaremos gerenciar e fortalecer a identidade da organização através da estética. Desse modo, transmitiremos os valores e missões da organização que podem ser expressos visualmente, a fim de estruturar a marca diante do seu público alvo.
A mensagem visual (e dos outros sentidos) de uma organização deve ser gerenciada de modo que as expressões planejadas produzam as impressões desejadas nos clientes. A face pública da organização manifesta-se através de vários elementos de identidade como cartões de visita, papéis timbrados, uniformes, show-rooms, sites, odores e ruídos em escritórios, diversas mídias, recursos de merchandising, produtos, embalagens e assim por diante, sendo que eles variam de acordo com o segmento da organização. Segundo os autores Schimitt e Simonson, elementos estéticos incorporam-se a elementos de identidades, neste sentido:
Estéticas corporativas e de marca são criadas através de atributos primários (cor, forma, material e outros) e símbolos que, unidos constituem estilos e temas. A variedade estética pode ser usada para atrair diferentes segmentos de Mercado. Nesses casos, a empresa deve identificar os elementos-chave de identidade para cada segmento-alvo e expressar de maneira consistente sua identidade para tal segmento através dos elementos identificados. (SCHIMITT; SIMONSON, 2000, p.81 e 82)
A marca de uma organização é mais do que o próprio produto, ou seja, sem a marca, o produto torna-se apenas uma mercadoria qualquer. Por isso, uma empresa deve construir sua identidade partindo da estruturação da sua marca.
Os consumidores são capazes de ter uma nova visão sobre produtos e embalagens, quando a forma e o design são modificados esteticamente. A modificação de um espaço físico, quando se quer traçar uma determinada estratégia, deve-se analisar as dimensões de forma como a angularidade, pois apresentam ângulos como, por exemplo, a forma de um quadrado. A forma de simetria causa harmonia, pois suas formas são igualmente distribuídas. As formas de proporção e de tamanho influenciam o consumidor no ato da aquisição do produto ou serviço.
As cores têm grande importância dentro de um espaço físico pois, quando bem escolhidas, modificam o visual da marca e do ambiente. A autora ainda retrata que as cores causam lembranças, pois identificam ambientes físicos, categorias, sessões, subcategorias, etc. Algumas empresas são identificadas pelas suas cores, obtendo então, uma identidade visual marcante.
Portanto, para trabalhar as cores e a identidade da loja aplicaremos o marketing de sentidos a fim de criar uma fixação da marca associada ao produto, através do desejo de consumir e a persuasão de conhecer e adquirir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário