O marketing de guerrilha surgiu na década de 80 para suprir a necessidade de comunicação dos pequenos empresários com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. Com simples atitudes e movimentos que utilizam da criatividade, foco e alto impacto é possível determinar o posicionamento e comunicar conceitos fortes que se concentram nos benefícios do produto e na imagem para se vender as características específicas do produto.
Nesta sociedade saturada de comunicação, falar de impacto de publicidade ou propaganda é
superestimar a efetividade potencial de sua mensagem. Ser criativo, criar alguma coisa que já não exista na mente está se tornando cada vez mais difícil, senão impossível. O básico do posicionamento de guerrilha não é criar algo novo e diferente, mas manipular o que já está dentro da mente e realinhar as conexões que já existem. De uma forma geral a mente só aceita aquilo que coincide com o seu conhecimento ou com sua experiência anterior. Portanto, ao abordar a mensagem, deve-se simplificá-la e focá-la no cliente criando maior identificação deste com a marca e melhorando a efetividade da comunicação com seu público.
As mídias tradicionais ainda continuam tendo muita importância numa campanha, mas uma ação criativa, ousada, pode fazer parte de uma estratégia de comunicação integrada e resultar em resultados surpreendentes. O Marketing de Guerrilha preserva a ousadia, a inovação e tem como objetivo se diferenciar em meio às mídias tradicionais.
Ações de marketing de guerrilha têm como característica interagir com o consumidor sem causar irritação ou constrangimento e ao mesmo tempo fazer com que ele se envolva ainda mais com a marca através de ações criativas, que prendam sua atenção, tendo como vantagem, também, a possibilidade de detectarmos a reação do consumidor “in loco” e em tempo real.
Com estratégias e táticas com investimento relativamente baixo, resultado instantâneo gerando um mix de mídias não pagas,possível divulgar de forma eficiente e rápida seu produto ou marca.
O projeto experimental propõe uma intervenção no espaço público para divulgar a nova loja da OI e convidá-lo a conhecer seus produtos e serviços, com uma estratégia de marketing de guerrilha criando um ambiente interativo e surpreendente, além de um reconhecimento da marca diante do que esta vendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário